Atividades
A variedade de paisagens faz de Manaus um dos destinos preferidos dos amantes da natureza. De barco, aprecia-se o encontro de rios, enquanto canoas levam aos igarapés repletos de plantas e aves típicas. Em terra firme, as atrações ficam por conta das suntuosas construções que remetem ao Ciclo da Borracha, à saborosa gastronomia local e ao bairro de Ponta Negra, com praia fluvial emoldurada por bares e muito agito.
Gastronomia
Os peixes típicos da região, como o tucunaré, o pirarucu e o tambaqui, são as estrelas dos cardápios em Manaus. Os pratos ficam ainda mais saborosos quando inspirados nas receitas regionais e preparados com ingredientes como tucupi, gengibre e cupuaçu. A capital, porém, oferece restaurantes especializados em cozinhas internacionais. A maioria dos estabelecimentos concentra-se em Ponta Negra, nos arredores do Teatro Amazonas e no Millenium Shopping Mall.
Compras
Você vai encontrar em Manaus muitos objetos de decoração e utilitários, artesanatos indígenas, feitos com palha de tucumã, fibra e palha de tucum, tela de jutá e cipó titica. Os locais mais indicados são: a Central de Artesanato Branco e Silva, a Ecoshop (ao lado do Teatro Amazonas) e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.
Como chegar
Há voos diários e diretos partindo das principais capitais do país.
Melhor época
A cidade tem duas estações distintas. A seca (verão) vai de junho a novembro, com sol intenso e temperatura elevada, em torno dos 38 graus. Em setembro, os termômetros chegam fácil aos 40 graus. Já a chuva (inverno) ocorre entre dezembro e maio, período em que a temperatura mostra-se mais amena, com chuvas frequentes. A melhor época para curtir igapós, igarapés, cachoeiras e praias fluviais é no mês de agosto. Apesar do calor, a seca ainda está no início e há bastante água nos rios e cachoeiras. Em Ponta Negra, a faixa de areia só aparece entre agosto e janeiro.